terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como criar uma rotina

Ao me casar, uma das maiores dificuldades que tive foi a de criar uma rotina. Acostumada com a moleza na casa da mãe, enfrentar a realidade não deixou de ser um belo balde de água fria para o despertar da vida adulta.

Como casei muito nova, com 22 anos, recém-formada e com uma casa para cuidar sozinha, me vi um pouco perdida. Hoje, após quatro anos, pesquisando vários métodos e os adaptando a nossa rotina, com vários erros e acertos, posso dizer com segurança que temos uma vida organizada e uma rotina estruturada. Não é nada chato ou metodicamente realizado com hora pré agendada kkkk... 

Conseguimos ter uma casa organizada e até certo ponto aprendemos a nos controlar para termos somente o necessário (PS: ainda é difícil controlar a quantidade de sapatilhas, mas abafa o caso).



Como criar uma rotina em 15 passos:
  1. Primeiro, identifique os horários de todos da casa, horário de trabalho, dias comuns de folga.

  2. Faça cada coisa que começar até o fim. Nem que tenha que fazer apenas uma coisa de cada vez.

  3. Evite deixar para arrumar as coisas pela manhã, deixe tudo sempre organizado na véspera. Assim você pode dormir um pouco mais e não corre o risco de esquecer alguma coisa importante.

  4. Programe sempre visitar a casa dos pais, fazer um passeio, semanal ou mensalmente, conforme for possível na sua rotina.

  5. Nunca deixe sua casa ficar entulhada. Caso ela já esteja, providencie uma ação imediata de desentulho. Elimine tudo o que não estiver usando há mais de um ano, menos é sempre mais (que baita clichê, mas é a mais pura verdade).


  6. Se ainda estiver montado seu enxoval, compre apenas o básico do básico, priorize as cores neutras. Pode ter certeza que acabamos não usando - e nem tendo onde guardar - os excessos (experiência própria, eu sei que isso ou aquilo pode ser muito fofo, só que a questão chave é: Você precisa mesmo disso?). Se controle, pois irá valer muito a pena, depois, gradativamente e conforme a necessidade, vá acrescentando os itens que julgar necessário.

  7. Aprenda a consertar as coisas, não deixe que estraguem totalmente para só então buscar um reparo. (Aqui em casa o príncipe encantado sai trabalhar as paredes estão de uma cor, quando ele volta elas já estão de outra kkk...)



  8. Estabeleça limites para compras, vá ao supermercado uma vez no mês para fazer a compra básica e outras vezes quando precisar comprar coisas mais perecíveis, como frutas, verduras, carnes e laticínios. Faça sempre uma lista.

  9. Conheça seu consumo de itens básicos, ou seja, coisas que precisam ser compradas todo mês (mercearia, higiene e limpeza). Descubra quais ingredientes sempre te salvam na cozinha e procure sempre lembrar de comprá-los.


  10. Estabeleça limites para limpeza da casa, pois uma coisa é certa: trabalho de casa não termina nunca.

  11. Reserve de 5 a 20 minutos diários para uma geral na casa. Recolha tudo o que estiver fora do lugar, aproveite para tirar o pó e passar o aspirador de pó.

  12. Aprenda a usar as coisas e em seguida já guardá-las em seu devido lugar. Você nunca mais vai ter que ficar feito doida procurando algo que precisa com urgência e sequer imagina onde está.

  13. Mantenha a cama sempre arrumada, toalhas limpas no banheiro e a louça lavada. Isso já dá um ar de casa organizada.

  14. Busque sempre planejar seu orçamento.

  15. Tire um tempo só seu, leia um livro, assista a um filme no meio da tarde comendo pipoca, assista a uma temporada inteira de Game of Thrones, faça um Spa Day, passe um dia jogando Tropico ou Age of Empires kkkk... (pra quem não sabe sou meio nerd e casada com um verdadeiro nerd).
    Reserve um tempo para fazer algo que gosta, ou seja, fique de pernas para o ar sem se sentir culpada.


Veja também:

4 comentários:

  1. Oi,
    É isso mesmo!
    Quando casei montei casa pensando nas visitas...me lasquei. Não iam e quando iam não usavam nada ou se usava eu ficava super chateada por sujar/estragar! :-(
    Sou mais radical, querem confraternizar...vamos marcar em algum lugar. Aprendi que em casa devemos manter e comprar o que realmente vamos usar, então nada de tipos de copos pra cada bebida etc.
    Suas dicas eu sigo, mas é sempre bom lembrar!
    :-) Uiii tenho um consumismo por duas coisas, linhas pra crochê e esmaltes...ainda não me curei!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia você esta certíssima!!
      A maior parte do tempo que passamos em casa, não recebemos visitas.
      Uma das vantagens de ter algumas coisas a menos - e que geralmente não serão usadas - é a sobra de espaço sem bagunça, para guardarmos nossos consumismos, digo mimos rsrsrs...
      Bjos

      Excluir
  2. gostei ! acho que estou numa boa resoluçao de organizaçao de tempo e de casa ! bjs

    ResponderExcluir
  3. Bia, morei 8 anos sozinha antes de casar. Então já tinha feito o 'curso solo' da maioria das tarefas domésticas. rs rs rs Exceto cozinhar, porque cozinhar para si é muito chato. Talvez por isso dei início ao blog. Quando casamos, eu e ele (que também morava só) já tinhamos nossa casa montada. O que fizemos foi integrar alguns itens. O que compramos de novo foi um sofá bem maior e extensível para caber nós dois deitados para ver TV. he he he Beijos!

    ResponderExcluir