terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Planejando compras - supermercado

Eu vivo em uma relação de amor e ódio com o supermercado. Às vezes (raramente) posso ficar horas fazendo compras, enquanto que em outras prefiro passar bem longe de qualquer mercado. Principalmente em períodos de festas e feriados prolongados. Mas alguns novos hábitos facilitaram muito minha rotina de compras.



  1. Procure conhecer o quanto consome de itens básicos em sua casa. Como assim? Por exemplo: somos duas pessoas e usamos um frasco de shampoo por semana, ou seja, são quatro frascos por mês. Enquanto que condicionador são apenas dois.Consumimos cerca de 2 kg de arroz durante o mês, enquanto que 1kg de feijão pode durar até quatro meses.São coisas básicas e que compramos todo mês. Você já deve ter observado o quanto usa de determinado produto durante um mês inteiro.
  2. Faça uma lista de compras mensal com os itens básicos, com seus produtos favoritos. Acrescente aquelas coisas que nunca podem faltar em casa, como seus ingredientes coringas. Relacione itens de limpeza, higiene, mercearia, enlatados e congelados.
  3. Planeje seu cardápio, mas lembre-se que ele não precisa ser fixo e seguido rigorosamente.
  4. Faça uma lista com suas receitas favoritas e as que você faz com mais frequência. Aproveite para acrescentar aquelas que você viu pela internet e quer provar. Identifique os ingredientes que não são comprados com tanta frequência e os acrescente em sua lista de compras.
  5. Defina quantas vezes irá fazer compras por mês. Por exemplo, uma vez no mês para a compra do básico e uma vez por semana para comprar os itens frescos, como frutas, verduras, pães, carnes e laticínios.
  6. Se tiver um freezer facilite sua rotina: deixe picado e armazenado em pacotinhos cebolas, cheiro verde e legumes como abóbora, mandioquinha e aipim. Identifique outras coisas que você costuma usar e congele.
  7. Mantenha uma lista na geladeira ou dispensa para ir anotando no decorrer do mês os itens que forem acabando.
  8. Conheça o mercado que costuma fazer suas compras.
  9. Parece algo bobo, mas você irá economizar muito tempo ao evitar uma "caça ao tesouro" durante suas compras.
  10. Uma coisa bacana é montar sua lista de acordo com o caminho que você costuma fazer no mercado. Dessa forma, não correrá o risco de esquecer alguma coisa ou ficar com preguiça de atravessar o mercado inteiro por estar faltando algum item.fora a chance de gastar muito mais com coisas que você não precisa, mas que aparecerão no meio do seu trajeto.

Veja também:

2 comentários:

  1. eu nunca faço isso kkkkkkkkk sou desorganizada dentro do supermercado!

    dicas boas!!!
    bjihos e boa semana pra ti!

    ResponderExcluir
  2. ola... passando para conhecer seu cantinho, e adorando as dicas, eu me esforco o maximo para fazer tudo isso, mais nem sempre eh possivel, ainda mais com a correria do dia a dia ne. bjs e tudo de bom p vc.

    ResponderExcluir