sexta-feira, 5 de junho de 2015

Intolerância à Lactose e agora?

Descobri a pouco mais de um mês que desenvolvi Intolerância à lactose - IL. Algo que já estava convivendo a tempos, mas que sequer desconfiava estar acontecendo comigo, pois os sintomas se confundiam com outras coisas como: má digestão, gastrite ou até mesmo intoxicação alimentar.

Ao visitar meu gastro fizemos uma série de exames de rotina, entre eles o Teste de Tolerância a Lactose, que confirmou o diagnóstico.


Não pretendo ser uma neurótica que só vai falar sobre a IL, ou que viverá só pra isso. E muito menos pretendo seguir qualquer dieta da moda.

Como estou reaprendendo a me alimentar e conhecendo um universo totalmente novo: o das Alergias e Intolerâncias alimentares. Quero deixar aqui no blog um espaço para esse assunto, postarei mais receitas sem laticínios (ainda poderão aparecer receitas que contenham leite e seus derivados, considerando que não cozinho só pra mim). Mas também quero dividir minha nova rotina, as descobertas que tenho feito, os novos sabores que estou conhecendo e receitas novas que forem surgindo.

O que é Intolerância à lactose - IL?
É uma dificuldade parcial ou total do organismo de digerir/absorver o açúcar do leite (a lactose), pela falta ou ausência da enzima lactase. 

Desta forma a lactose não é transformada em outros tipos de açucares (processo que ocorre durante a digestão) e vai direto para o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Chegando lá, ela é fermentada por bactérias resultando nos típicos sintomas da IL: cólicas, gases, dor de cabeça, náusea, distensão abdominal, diarreia ou constipação. 



Qual a diferença entre Alergia e Intolerância?
Alergia é uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas, proteínas dos alimentos, de ácaros, de pelo de animais, etc. Portanto, a Alergia à proteína do leite de vaca - APLV é uma reação (do sistema imunológico) às proteínas do leite (ex: caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina).
Enquanto que a Intolerância é a dificuldade do organismo em digerir à lactose, ou seja, açúcar do leite, devido à diminuição ou da ausência de lactase, enzima que a digere.


Se em tudo vai leite, vou comer o quê?
A maioria dos alimentos industrializados contém leite ou derivados, se não, eles têm pelo menos traços de lactose (quando usam os mesmo equipamentos para processar alimentos com e sem lactose, por exemplo). Para algumas pessoas a menor quantidade possível de leite ainda pode causar muitos desconfortos.

Por isso é importante estar sempre atento aos rótulos do que for comprar e seguir as recomendações do seu médico e nutricionista. E o mais importante de tudo, procurar ter uma alimentação o mais natural possível (tenho buscado refúgio e inspiração na culinária vegana).

Há também a preocupação da falta de cálcio. Culturalmente associamos o leite ao cálcio, mas ele pode ser encontrado em mais grupos de alimentos como:
  • Abobrinha, Agrião, Alfafa, Beterraba, Brócolis, Couve, Espinafre, Quiabo, Rabanete
  • Amêndoas, Feijão branco, Gema de ovo, Sementes de girassol, Tofu
  • Anchovas, Badejo, Corvina, Marisco, Merluza, Salmão, Sardinha
Pra não ficar se entupindo de Lactosil o melhor é reaprender a se alimentar, ler os rótulos e dar espaço para muitos alimentos que ignorávamos ou torcíamos o nariz pra eles. Fazer um acompanhamento nutricional personalizado, e, principalmente, conhecer os limites do nosso organismo.
Fontes:
www.alergiaaoleitedevaca.com.br
www.semlactose.com
www.lactosenao.com

3 comentários:

  1. oi, convivi com isso minha vida inteira, fui criada com leite de cabra, e ainda tenho um probleminha com calcio.... em quase todas as receitas consigo substituir o leite por agua e nem todos os produtos zero lactose consigo consumir alguns ainda me fazem mal... vou adorar ver tuas receitas...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carina, também tenho reação com alguns produtos, por menor que seja a quantia de lactose em cada porção (mesmo quando tem apenas traços).
      Mas vamos conhecer novas receitas e substituições!!
      Bjos

      Excluir
  2. Adorei seu cantinho estou seguindo pra ficar por dentro das novidades
    Dps da uma passadinha no meu, sou nova aqui :D

    http://segredosnaosecreto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir